Análise do Posicionamento Atual e Desejado

A fase de análise deve compreender o entendimento da estrutura atual, das políticas e operações da organização e o cenário desejado.
Com esta compreensão é possível recomendar soluções que permitam que a organização alcance suas metas.

Deve ser ponto de partida para qualquer trabalho de melhoria que se pensa em fazer na organização.

Alguns “Pontos Chaves” devem ser estudados e analisados antes de começar a realizar o planejamento. Chamo isto de estudo de viabilidade e requer alguns cuidados muito importantes para a restruturação correta e mais “certeira” do que se pretende. Seguem alguns pontos para verificar a viabilidade do negócio:

  • Aprofunde-se no Negócio pretendido: pense bem no que você está investindo seu tempo e seu dinheiro. Você conhece o negócio o suficiente? E, se seu negócio já está no mercado, sabe o que pode ser melhorado?
  • Adquira Conhecimento: a internet está cheia de informação, tenha cuidado para gerar conhecimento sobre o que funciona ou não para o seu negócio;
  • Conheça o Mercado pretendido: saiba exatamente o que precisa para investir no mercado em que se pretende entrar;
  • Produtos/Serviços: o que você vai ofertar de diferente? O que destaca teu produto/serviço dos outros ofertados no mercado?
  • Defina o Público Alvo: saiba quem quer comprar os seus produtos e serviços;
  • Estude a Legislação: se informe a respeito dos impostos e regras do comércio eletrônico;
  • Sabia quais serão seus concorrentes: pesquise o que eles fazem e como você vai fazer diferente;
  • Verifique o domínio do seu negócio: não adianta seu negócio ter um nome legal e o domínio não estar disponível. E, se o nome for muito “complicado”, será fácil de achar? Se está tudo ok, o domínio está disponível?
  • Budget: mito: “…mundo virtual não precisa investir muito e dá muito lucro!” Precisa sim! É um negócio como outro qualquer, o que muda são os tipos de investimentos;
  • Pessoas qualificadas: será necessário alguém que conheça comércio eletrônico. É um mercado específico e que demanda conhecimento para tal. Seu primo/sobrinho/neto até pode saber de internet, mas ele conhece sobre as especificidades do comércio eletrônico? Se você pretende profissionalizar o seu negócio, parta para pessoas qualificadas.

Pontos que podem ser trabalhados:

  • Entendimento Interno da Organização;
  • Norteadores;
  • Estratégias e Metas;
  • Ambientes;
  • Posicionamento Atual e Desejado;
  • Verificação dos Indicadores de Resultados e Métricas (caso existam);
  • Finanças;
  • Marketing.