Qual a importância do Marketing Digital para um E-commerce de sucesso?

 

O e-commerce (comércio eletrônico) é igual a qualquer outro tipo de negócio, ou seja, para a sua realização é necessário estar atento à diversas atividades necessárias, como legislação, logística, investimentos e, claro, o marketing digital.

 

A Definição de Marketing Digital

Agora, se você está perguntando como o marketing digital pode auxiliar em um e-commerce, a resposta é bastante simples. É através dele que toda a divulgação é realizada, como se fosse os anúncios em revistas, comerciais de televisão e até a panfletagem de rua feita pelas marcas que trabalham suas estratégias off-line (fora do meio digital).

Assim, o marketing online disponibiliza inúmeros canais digitais para alcançar clientes, como interação em redes sociais, marketing em mecanismos de buscas, e-mail marketing, canais de vídeos e outros. Vale também ressaltar que, apesar do nome, alguns canais obrigatoriamente não envolvem a internet, como por exemplo o uso de SMS de telefones celulares para ações de contato com os clientes.

Com o crescimento do uso de internet, tablets e celulares, cada vez mais temos um cenário em que predomina pessoas conectadas o tempo todo. Com isso, a realização de uma estratégia correta, focada no comportamento digital de seus potenciais clientes, poderá render incríveis números para o seu negócio.

Mas, por que o marketing digital é importante para empresas de comércio eletrônico e quais diferenciais ele proporciona, em relação ao marketing tradicional?

 

Diferenciais do Marketing Digital e Vantagens para E-commerce

Uma resposta direta, e óbvia, para essa questão é o ambiente em que ambos atuam: a internet. Para uma loja física, é comum comunicar as pessoas que vivem ou transitam pelas proximidades da mesma. No digital, é a mesma coisa, só que ampliando o alcance e baseando-o no comportamento de quem você define como seu público-alvo.

Além disso, essa comunicação digital apresenta três fatores que o diferenciam do método tradicional, sendo eles: a capacidade de viralizar, o alcance possível (e seu engajamento) e a medição de resultados.

 

Conteúdo Potencial de Viralização

Em contraste com o mundo real, onde cada vez mais a interação entre pessoas é reclusa, no mundo digital o compartilhamento de informações é tão comum, quanto fazer um login em uma rede social.

Só com essa prática dos usuários, é motivo para desenvolver um conteúdo de qualidade e com potencial de viralização. Por isso, sempre considere o uso de botões de compartilhamento em mídias sociais em seus sites, e-mails e outros canais digital.

 

Maior Alcance de Público e Engajamento

As limitações geográficas das lojas físicas não são problemas para as lojas online. Com a mensagem correta, e de acordo com os seus objetivos, sua loja na internet é capaz de captar clientes que residem em cidades, e até países, diferentes. Somado a isso, o baixo custo de ações digitais (comparado aos meios tradicionais), permite que você sempre realize divulgações do seu produto ou serviço.

Com um número alto de potenciais clientes, as chances de haver interação com o seu conteúdo é enorme. É nesse quesito que se destaca, no e-commerce, a presença de um blog e conteúdo de qualidade sobre seus produtos/serviços, avaliações e reviews de usuários, comentários, etc. Com um bom serviço prestado, e ações de incentivo de interação de seus clientes, esses canais podem se tornar a sua melhor publicidade.

 

Mensuração de Resultados Digitais

Mas, com certeza, o melhor diferencial do marketing digital é a possibilidade de mensuração que ele permite. Ponto falho no marketing tradicional, onde a maioria dos resultados de alcance e efetivação não são medidos com precisão.

No meio digital existem inúmeras ferramentas, gratuitas e pagas, que permitem medir os resultados de suas ações. Como por exemplo, o Google Analytics que traz informações valiosas sobre o comportamento do usuário, como origem de acesso, conteúdo visualizado, tempo de navegação, etc. E várias ferramentas, como disparadores de e-mail marketing, que já vem com suas próprias seções de análises de resultados.

Mas, é importante transformar esses números em uma análise de estratégia de marketing digital. Com esses números, brevemente, você descobrirá o que está funcionando em sua loja virtual e o que não está.

E é com ela que o marketing digital se torna o mais importante aliado ao seu e-commerce. Conhecendo o comportamento do seu público, você será capaz de melhorar as atividades de interação com ele, excluindo ações que custam tempo/dinheiro e que não estão dando resultados, ao mesmo tempo em que você descobre o quê realmente é efetivo para a satisfação de seus clientes, sendo possível acelerar a evolução do seu negócio.

 

Escrito por: Luis Bortotti (Agência Mateada)

 

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