Resumo do E-commerce Brasil Rio 2016

Nos dias 08 e 09/11 no Rio de Janeiro, foram discutidos os principais desafios enfrentados pelo comércio eletrônico na atualidade, as tendências do e-commerce para os próximos anos e como se planejar para a Black Friday. Além disso, muito networking e troca de experiências com lojistas, fornecedores e soluções para o mercado.

Sobre os Workshops que participei no dia 08/11:

  • “Como otimizar a gestão de marketing de performance para melhorar seus resultados e melhorar o seu funil de conversão” do Jefferson Costa – Gerente de Market Intelligence, Sieve. Resumindo: Algumas dicas que devemos dar mais atenção nas lojas: E-mail marketing segmentado; Olhar e analisar o Analytics sempre; Monitorar o que estão falando a respeito da marca nas redes sociais; Procurar no Google o que o cliente busca e investir nisto; Prestar atenção na compra relacionada;
  • “Humanizando seu e-commerce: como dobrar seu ROI com engajamento” do Ricardo Rodrigues – Co-founder and Product Manager, Social Miner. Resumindo: Pensar em histórias de clientes e não focar somente na campanha de uma forma geral; Humanizar mais o e-commerce; Usar dados dos clientes (quando disponibilizados) para personalizar a loja quando este estiver logado; Usar mais landing pages para divulgação; e mais “N” dicas de engajamento na Black Friday 🙂

Outros dois workshops eu já tinha participado do evento de gestão em SP e se repetiram neste. Foram:

  • “Como aumentar os lucros do seu e-commerce através da gestão de preços, estoques, compras e o fluxo do pedido” do Samuel Gonsales – Head de Produtos, e-Millennium. Aliás, excelente explanação a respeito do assunto! O Samuel manda muito bem no assunto. E,
  • “Atendimento (redes sociais, call center, email, chat, Reclame Aqui, cumprimento do CDC no atendimento nas redes sociais, bots do Facebook na fan page, etc )” com a Gisele Paula – Diretora, Reclame Aqui.

Como sou somente uma, deixei de fora (desta vez) outros dois Workshops a respeito dos assuntos abaixo:

  • “Como não perder dinheiro na gestão de risco e na conciliação financeira” do Bernardo Carneiro – Sócio Diretor, Stone
  • “Como precificar para vender melhor, na loja própria e nos marketplaces” do Luiz Augusto Pereira – Diretor Comercial, Precifica

Ainda no primeiro dia tiveram algumas palestras, painel e rodada de negócios. Muito produtivo tendo em vista que esta parte do evento começou com uma explanação do E-bit a respeito da situação atual do mercado do E-commerce (material pode ser encontrado em http://portal.ebit.com.br/webshoppers – já tinha disponibilizado em outro post da página com este material em: http://mattje.com.br/site/voce-sabia/ebit-disponibiliza-relatorio-com-informacoes-de-extrema-relavancia-respeito-do-comercio-eletronico-brasileiro/).

No segundo dia (09/11), foram apresentadas outras várias palestras e painéis no decorrer do dia. O resumo delas pode ser acessado em https://www.ecommercebrasil.com.br/secoes-noticias/conferencia-rio/.

Além do vasto networking realizado com parceiros, fornecedores, amigos, interessados no assunto, lojistas e afins. Ou seja, excelente para fazer negócios e trocar ideias 🙂

Algumas fotos do evento:

Créditos: Textos adaptados do E-commerce Brasil com o ponto de vista da autora

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