Planejamento Focado no Diferencial do Negócio

O planejamento possibilita perceber a realidade, avaliar os caminhos e construir um diferencial! Neste processo serão organizadas ações, que buscam antecipar os resultados esperados. Apresenta um direcionamento do “o que” e “como” fazer.

Um e-commerce nada mais é que um negócio como qualquer outro, portanto, o esperado é que este negócio tenha um “Plano de Negócios” normal. Sim, é cansativo e pode ser que existam coisas que você não saiba ou não vá precisar fazer. Mas, faz com que você pense em coisas que talvez não estivesse preparado para tratar quando surgissem no caminho do seu negócio.

Sugere-se que o plano de negócios tenha pelo menos os seguintes itens:

  • Definição do Negócio
  • Objetivos
  • Análise de Mercado:
    • Clientes
    • Concorrentes
    • Fornecedores
  • Estratégia de Divulgação
  • Estratégia de Preços
  • Estratégia de Vendas
  • Estratégia de Pós-Vendas
  • Aspectos Técnicos
  • Critérios de avaliação
  • Orçamento (Budget)
  • Análises Financeiras

Em paralelo, um “Cronograma” é fundamental para se planejar quando tudo será colocado em prática! De nada adianta se ter planos somente em um papel!

Além do plano de negócios “padrão” é necessário planejar outras demandas em se tratando de um negócio virtual. Para isto se requer “conhecimento” especifico da área para que o negócio não sofra com escolhas erradas ou incoerentes.

 

Pontos que podem ser trabalhados:

  • Operação
  • ERP
  • Legislação
  • Precificação
  • Estoque (CDs)
  • Conteúdos
  • Integrações
  • Segurança
  • Pagamentos
  • Antifraude
  • Logística
  • Parceiros
  • Fornecedores
    • Produto (matéria-prima)
    • Consultores
    • Agências
    • Plataforma
  • Atendimento
  • Equipe
  • Design
  • Mobile
  • Plataforma
  • Marketplaces
  • Outros canais
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